quarta-feira, setembro 30, 2009

3 minutos de solidão

Minha vida tumultuada pela casa, trabalho, marido e filhos, às vezes pede um pouco de espaço para a única pessoa que não o tem: EU.

Então, quando este grito interior chega, seja em forma de dor de cabeça, seja em forma de dor de estômago, me dou 3 minutos de solidão.

Enveredo para dentro de mim mesma e fico lá, por eternos e silenciosos 3 minutos. É o meu momento, onde eu reflito e me reflito. Onde eu procuro e descubro. Choro, rio, sinto, lamento, exalo, inalo, tudo ao mesmo, parada, dentro de mim mesma.

É um exercício.

Mas não é fácil.

Assim como toda mulher, tenho que abraçar e carregar o mundo. Tenho que provar a todo o momento que sou capaz, que sou eficiente, que sou profissional competente, que sou mãe amorosa, que sou esposa dedicada, que consigo fazer tudo ao mesmo tempo, corretamente e com um lindo e simpático sorriso no rosto.

Isto me toma quase todo o tempo em que estou acordada.

Não, não é um manifesto feminista. É a mais pura realidade, há de se admitir. Como conseguir míseros 3 minutos diante da insistência de colo do filho, ou da necessidade de atenção do marido, ou da exigência de concentração do trabalho?

Vejo muitas mulheres com o mesmo tipo de reclamação: não tenho tempo para mim e ao mesmo tempo vejo muitos homens comentando: tempo para você? Mas e o cabeleireiro, a massagista, a academia?

Mas querido, tempo para mim, quer dizer tempo exclusivo, para pensar (ou não pensar), para não ser mãe, não ser esposa, não ser profissional, não ser cobrada, não ser exigida, exaurida.
É deste tempo, sem as necessidades, problemas e intenções dos outros, que falamos e precisamos. E é justamente por precisarmos de um tempo exclusivo que os 3 minutos são essenciais na vida de uma mulher.

Eu não viveria sem os meus 3 minutos. Sério! Já teria desistido. Esta solidão é essencial na minha vida.

E você, mulher, que sente o peso do mundo nas suas costas, experimente também, tire 3 minutos, só seus, seja trancada no banheiro, seja na sua mesa de trabalho, seja na frente do fogão. Este tempo é precioso e milagroso. Tem o poder de curar, mudar nosso interior e melhorar nosso exterior.

E, queridos, homens, maridos, amigos, sejam legais, respeitem o tempo das suas mulheres. Todas precisam de 3 minutos de solidão.

3 comentários:

Unknown disse...

Não estamos sós quando estamos conosco, as vezes estamos muito melhor acompanhados e essa companhia de nós mesmos é a que, geralmente, menos cuidamos. O seu marido, filhos, cachorros, amigos, colegas de trabalho. Todos em prioridade, a ponto de relegar apenas 3 min para cuidar do que é mais importante. Você! Mas lembre-se, amanhã é um novo dia... quem governa o seu tempo? e quem permite que seja assim?

Vanda disse...

Também vivo numa correria louca e desenfreada, mas te digo:
Temos que reservar um tempinho especial para nós mesmas, nem que seja para ver um filminho sozinha, se delciando com um belo chocolate, um passeio sozinha, muitas coisas, pois antes de tudo, precisamos investir em nós como indivíduos.

Mãe, esposa e mulher dá um trabalho... nè miga??

To seguindo seu blog, beijão

Cristiana Soares disse...

o texto tá ótimo! mas SÓ 3 minutos?