quinta-feira, novembro 05, 2009

Manual de sobrevivência a quatro filhos

Demorou, mas tomei coragem e escrevi.

Eu sobrevivo todo dia a quatro filhos (e um marido). Os meus têm idades e fases diferentes, então conflitos, choros e muita bagunça fazem parte do nosso cotidiano. Achei que com minha experiência eu poderia dar algumas dicas às corajosas e aos corajosos que também acham que quanto mais filhos, melhor. Existe alguém assim??

Lá vai:

1ª) não adianta correr, porque depois que eles aprendem a andar, eles correm atrás de você, então, a dica número um é: ENCARE, VOCÊ TEM QUATRO FILHOS, OU TRÊS, OU DOIS, OU UM SÓ.

2ª) pedir a Deus para te dar quatro braços não adianta (já tentei e Ele nunca me atendeu). O jeito é domesticar o direito e o esquerdo a fazerem coisas diferentes ao mesmo tempo. Aquela brincadeira de bater uma mão na cabeça, enquanto esfrega a outra na barriga funciona bem.

3ª) quando todos começarem a falar ou chorar ao mesmo tempo não adianta tentar gritar mais alto. O mais sensato e seguro é tentar abstrair até eles se acalmarem. Eu faço lista de supermercado, ajuda muito.

4ª) quando achar que nunca viu sala mais bagunçada na vida, prepare-se porque o pior está por vir: dê uma olhada nos quartos.

5ª) choro de filho comove mãe, mas o contrário não é verdade. Chorar não funciona e pode ser ainda pior, então não caia na tentação de chorar e se fazer de vítima, o máximo que você vai conseguir é arrancar gargalhadas dos seus filhos.

6ª) não se sinta culpada ou culpado, se em algum momento, você se trancar sozinha ou sozinho no banheiro. Às vezes dá vontade de fugir mesmo, e se trancar no banheiro é até bom. Só não fique lá por muito tempo, porque a situação pode piorar.

7ª) não interfira nas disputas. Você nunca será um bom juiz, afinal as partes têm uma relação íntima com você e alguém sempre vai se sentir injustiçado. E pode acreditar, eles acabam resolvendo sozinhos. Exceção para vias de fato, aí todo mundo de castigo, pensando no assunto.

8ª) perder um pouquinho de sangue não mata ninguém. É normal, cair, ralar, torcer, mancar. Não precisa fazer escândalo, nem chamar a ambulância, o melhor a fazer é sempre ter uma caixa de primeiros socorros à mão e ter noção de como fazer um curativo.

9ª) aprenda a criar linhas de montagem. É bom pra tudo, pra guardar a roupa passada, pra arrumar lancheiras, pra fazer sanduiches.

10ª) com o passar do tempo, as crianças e adolescente vão se multiplicando. Quando começa a fase dos coleguinhas, amigos e namoradas, os finais de semana na sua casa serão sempre lotados de gente. Já cheguei a ter mais de 10 numa tarde de sábado e era uma simples roda de tereré.

11ª) compre uma cama maior. Não tem jeito, os filhos sempre acabam vindo pra cama da gente. Seja por causa de um filme de terror, seja por causa do frio. Nessas noites, meu quarto fica parecendo um acampamento, de tantas crianças espalhadas em colchões pelo chão e no meu próprio colchão.

12ª) essa dica me foi passada por uma amiga: filho tem ouvido no bumbum, porque só ouvem depois de um tapinha. Não, não sou a favor de bater em criança, aliás, sou totalmente contra. Mas muitas vezes eles não escutam, a não ser que a gente dê uma “cutucada”. Fazer-se ouvir é difícil.

13ª) essa é especifica para filhos adolescentes: não há comida no mundo que chegue, nem dinheiro.

14ª) essa é para filhos pequenos: sim, papai Noel existe, coelhinho da páscoa também e tem um monstro embaixo da cama. Não tire a ilusão do seu filho, as recordações que ficam com elas superam qualquer realidade do nosso mundo.

15 ª) e essa é para os bebês: sim, trocar fraldas não é tão fácil, como todo mundo diz. Uma dica, dê um brinquedo nas mãos dele, deixe tudo perto e seja rápida, muito rápida.

Bom, por enquanto é só. Com o tempo e conforme eu for lembrando acrescento novas dicas. Porque filho é bom demais.

19 comentários:

Naya Fouquet disse...

ô meninaaaa, q coragem uhauhahuahuahuahauahu

Acho q eu ia pirar com 4 filhos (e um marido)
precisa de muita paciencia, muita mesmo

bjooo

lesadopelogolpe disse...

Rachei de rir. :-P

Fazer o quê, tou na fase que posso rir disso... ainda.

Faz mais 2 e monta um time de volley.


Bjins

Luana Marques disse...

Márcia, vc merece parabéns e umas férias pelos 4 filhos,rs. Porque eu não dou conta nem de mim ainda.
Socorro!


=]

Jaaque Araújo disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Jaaque Araújo disse...

Bom Tia,observo a cada dia a sua coragem para lidar com esses meninos.Várias pessoas não teriam a coragem que a senhora tem.Mas por te conheçer eu só digo: "a Senhora é o exemplo que eu quero seguir,por toda a vida,sem ter medo de me arriscar,por que a senhora é exemplo de garra e perseverança".Te adoro Muito Tia,seja sempre como se mostra todos os dias.

Unknown disse...

Bem Dona Márcia, conhecendo vossa pessoa, percebo que existe um belo resgate nessa sua situação, se prova ou expiação, não sei dizer. Mas pela forma que você leva essa história acredito em escolha, certamente a sua presença ajuda e muito a esses espíritos momentaneamente masculinos a lidar com assuntos vários. É claro que uma réplica deles a seu respeito seria mais justo e imparcial (risos). De toda maneira, parabéns pelo trabalho e exemplo.

Ana tudo gratis.com disse...

Marcia, me da um convite do orkut?
Eu podia ta matando, ta roubando, me prostituindo, mas to aqui te pedindo um convite humildemente de joelhos e mãos postas.

Por favor!!!!!!!!!!!

Bjos
Ana Alvarenga

Malice Miller disse...

Eita mulher corajosa... Eu num güento nem comigo, que dirá com UM filho. Quatro é pra mulheres especiais, hehehehe...
Bjs!

Mulher na Polícia disse...

É um excelente manual.
É Genial!

Parabéns!

Anônimo disse...

oi Márcia

Tbm tenho 4 filhos,sei da tua luta,para quem se racha de riri,é verdade em alguns momentos é muito engraçado,mas pra quem vivencia...nossa...nem sempre da vontade de rir
Eu moro em porto alegre,sou dona de casa,porq nao tenho profissao entao nao tenho como bancar estudos,e mesmo se tivesse agora ta na hora deles ne?e nao trabalho,porq nao vi aninda serviço q consiga consilhar horarios e grana pra todo mundo,meu marido tenta ajuda,mas muitas vezes parece q é até pior menina,mas é isso,gostei muito dao teu bom humor,e e´realmente verdade teu manual,tens testemunha no sul pra garantir a idoniedade do teu texto e ainda de lambuja arrumasse uma fã

Anônimo disse...

Ah
e eu tbm quero um convite no orkut!

Unknown disse...

Márcia!!!! Muito bom descobrir que não sou a única neste mundo a fazer "linha de produção"!! Tenho quatro filhos também: 2 meninas e 2 meninos... com idades entre 2 e 7 anos! E ainda trabalho fora! Surreal, né minha amiga... Te entendo bem... Gostaria de trocar mais experiências!! Parabéns e obrigada por dividir! Beijos.
Mery - 32 anos - Administradora - mãe de 4!

Anônimo disse...

adorei , tenho 3 de 13,13 e 9 anos e terei mais um ate julho de 2010 suas dicas são valiosissimas eu tambem amo crianças bjssss

Letícia Mansino disse...

tive 4 filhos mais hj só tenho 3 em idades totalmente diferentes e tem horas que penso que vou enlouquecer..Sinto que preciso de ferias e de muita paciencia..

wanessa. disse...

Poxa, achei q eu era anormal.
Tenho 27 anos e estou indo p quarto..estou mto triste e confusa...
Penso q n vou mais da conta...
Mas é um conforto saber q por ai tem gente como eu.....

Luciane disse...

kkkkkkkkkkkk! Me encontrei com sua história! Tenho 30 anos, trabalho fora tenho e 4 filhos, de 10, 7, 4 e um bebe de 4 meses, além do meu marido, que as vezes dá mais trabalho que todos juntos. Todos homens e muito desejados, mas quando olho para a sala, só mesmo o quarto para ser pior (geralmente o meu, porque é o lugar preferido deles). E a tática de correr para o banheiro, achei que fosse só eu quem fazia isso! É muito bom saber que não sou a única a passar aperto com essa turma!!! Obrigado pelo seu bom humor. Me deu um gás a mais!!!
Grande beijo!

Lu disse...

Olá tenho 3 do primeiro casamento e 1 do relacionamento atual, me sinto muito feliz e realizada, adorei as dicas, bjs, parabéns

Unknown disse...

Adorei!!!


Lilumathi disse...

Rsrs adorei :) eu sou mamae de 3 meninos de 6,4 ,2 anos de idade e vou dar a luz em junho de outro menino tenho certeza que vou conseguir beijooooi pra vc e muitas felicidades a todas maezinhas